Polícia

Câmeras flagram furtos e auxiliam operação que mira ferros-velhos em Niterói

https://youtu.be/I3BkfZqcaU8
De acordo com a Prefeitura de Niterói, as imagens foram imprescindíveis para o início das investigações.

Imagens de câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) foram essenciais para o avanço nas investigações de furto de materiais, que estariam sendo receptados por proprietários de ferros-velhos e empresas de reciclagens em Niterói. Em diversas ações, os criminosos foram flagrados furtando hidrômetros e tampas de bueiros em diferentes pontos da cidade.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, as imagens foram imprescindíveis para o início das investigações — conduzidas por policiais civis das delegacias do Centro (76ª DP) e Icaraí (77ª DP).

Em um material divulgado nesta sexta-feira (2), é possível identificar que os criminosos atuam em diferentes horários do dia e variam entre ruas pacatas e movimentadas da cidade. Em alguns dos vídeos, é possível enxergar o uso de carrinhos de supermercado para a condução dos materiais furtados. Um dos roubos flagrados pelas câmeras de segurança aconteceu a poucos metros da sede da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG).

Segundo a Polícia Civil, de acordo com levantamentos estatísticos, grande parte desses furtos é cometido por moradores de rua. Essa prática afeta principalmente a gestão de serviços operacionais da Prefeitura de Niterói e das Concessionárias de Serviços Públicos de fornecimento de energia elétrica, água potável, telefonia e Internet, que rotineiramente desviam suas equipes de atendimentos programados para a execução de serviços emergenciais, o que afeta diretamente na prestação de serviços à população.

Durante a ação de fiscalização, realizada nesta sexta-feira (2), além da busca por materiais furtados, as equipes verificam os alvarás de funcionamento dos estabelecimentos, ligações clandestinas de energia elétrica e água potável e o cumprimento das leis de proteção ao meio ambiente.

A operação é realizada por policiais civis, além de equipes da Prefeitura de Niterói, Guarda Municipal, Companhia de Limpeza de Niterói, Águas de Niterói e a Enel.

Três roubos foram registrados através das camêras de segurança, sendo dois em Santa Rosa e um no Centro.

< Bolsonaro sanciona lei para prevenir superendividamento dos consumidores Polícia prende acusado de furtar carnes e 'cancela churrasco' em Niterói <